segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Recado aos pais de primeira viagem

Desde que me entendi por homem, tive a certeza de que queria ser pai. Não apenas que queria ser pai, mas que executaria bem a função. O tempo foi passando e tornei-me pai recentemente. Alegria indescritível e felicidade plena. Então pensei, “agora é a hora de ver quem tem mais garrafa vazia pra trocar”, chegou a hora da verdade, mãos à obra.

No entanto, o que descobri foi que nos primeiros momentos da vida da criança, o pai, uma samambaia e um jiló são a mesma coisa – não chamam sua atenção, ela não sabe o que são e nem para que servem. Foi uma triste, porém real, constatação.

Contudo, apesar da decepção inicial, tive um aprendizado deveras importante. Minha intenção ao partilhá-lo foi porque um amigo (futuro papai) recentemente me perguntou: “E aí, como é? Tem alguma dica?”

Após alguma reflexão cheguei à conclusão de que um pai fresco (aquele acabou de tornar-se pai) precisa de duas coisas no primeiro momento: disponibilidade e disposição. Apenas isso! Essa é toda a matéria do curso Como Ser Pai no Primeiro Mês.

Parece simples? Não, não é. Explico.

A criança não te enxerga, não conhece teu cheiro e nem a sua voz (embora especialistas digam o contrário). Portanto, para todos os efeitos, para ela você, o médico e a enfermeira podem ser a mesma pessoa.

Então o que fazer?

Simples, disponibilidade e disposição. Não adianta querer competir com a mãe, essa seria uma luta insana e que nunca teria um final feliz para você. A criança passa nove meses dentro dela, conhece a voz dela, o cheiro dela, ela alimenta com o próprio corpo, enfim, desista.

Portanto, aprenda:

Disponibilidade: esteja sempre por perto, ao redor, atento, alerta. Isso fará com que sempre que a mãe precisar de alguma coisa, você seja a pessoa a ajudá-la. Logo, sua presença, seu cheiro e sua voz serão mais familiares conforme o tempo for passando. Sem mencionar que você pode sim realizar alguma tarefas que darão um descanso, mesmo que rápido, à mãe. Ela ficará agradecida e você terá a oportunidade de passar mais um tempinho a dois com a criança. Troque a fralda, limpe o cocô e o xixi, aventure-se no banho, coloque pra arrotar, faça a mamadeira, enfim, existe uma infinidade de coisas que você pode fazer.

Disposição: em razão dessa disponibilidade que mencionei, você precisará de muita disposição. O cansaço será grande, eu garanto, mas você terá benefícios a curto e médio prazos. Vislumbre o horizonte, não faça contas de quantas horas dormiste ontem ou hoje, incorpore o guerreiro e enfrente os olhos fechando, o corpo bambo, as dores e tudo mais. Lute com todas as forças que eu lhe garanto que haverá recompensas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário